3 fatores que influenciam a relação fluida de empresas e espaços flexíveis

Erik Lorenzon Coutinho durante entrevista realizada no NaCapital Escritórios & Coworking

A utilização de espaços flexíveis por empresas tem promovido um exponencial crescimento dos coworking, de acordo com a nova realidade corporativa ocasionada pela pandemia. Atualmente está cada vez mais difícil responder à seguinte pergunta: “quanto espaço de escritório preciso para minha empresa e por quanto tempo”? E outra: “Qual o tamanho do meu escritório para o próximo ano”?

Muitas corporações desistem de tentar responder a essas perguntas e admitem não saber ao certo de quanto espaço irão precisar. Dessa forma, se questionam se vale à pena apostar em uma escolha e ainda investir nela. Eis a questão. “Muitas empresas vêm para o coworking, por um período de seis meses, colocam 10 funcionários e, depois, verificam qual caminho seguir”, comenta Erik Lorenzon Coutinho, fundador do NaCapital Escritórios & Coworking. A aposta foi criar um ambiente de trabalho com vantagens competitivas para empresas interessadas em desburocratizar.

Convencidas de que o trabalho remoto ajuda a mitigar custos e não afeta a produtividade, empresas adotam espaços flexíveis para fugir do peso na estruturação de custos, como manutenção do escritório e folha de pagamento, por exemplo. Sendo assim, a possibilidade de expandir o portfólio torna-se mais atrativa.

Tempo menor

“Um ocupante que tenho aqui, por exemplo, começou a empresa há dois anos e tinha apenas uma sala. Hoje são 30 pessoas dessa empresa aqui e, agora, esse ocupante está investindo em uma grande sede, de mil metros quadrados. No entanto, já percebeu que essa sede irá ficar pequena em pouco tempo”, comenta Coutinho.

Em sua opinião, a demanda está fluida e a relação do usuário com o imóvel está ainda mais fluida. Três são os fatores que influenciam essa demanda:

  1. Flexibilidade
  2. Investimento mais baixo
  3. E a relação de tempo cada vez menor

“O tempo de compromisso com o imóvel tende a diminuir e o investimento para saber fazer a escolha tende a minimizar. Além disso, a relação de flexibilidade começa a aparecer, quero mais tantos metros, mais 10 pessoas, vou colocar uma turma em home office e quero menos espaço, etc. A maioria usa o coworking como plataforma temporária e não quer parede em torno do negócio”, considera Erik Coutinho.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Política de Privacidade

A ImobiGroup respeita a privacidade dos usuários e atua com transparência e ética em relação à captação de dados como nome, telefone e e-mail, fornecidos por você no formulário de contato. Além de relatórios de navegação, capturados via sistema de cookies. 

Todas as suas informações pessoais ficam protegidas por sistemas de segurança on-line, inviabilizando o acesso de terceiros.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue