Como e por que criar personas

A persona é uma importante ferramenta de marketing usada para auxiliar profissionais em seu processo de tomada de decisão nas empresas. Ao contrário do que muitos pensam, a persona não é fruto de um exercício criativo isolado, de um brainstorming embasado em percepções e intuições sobre o perfil e o comportamento dos clientes. Segundo a Hubspot, personas podem ser definidas como uma representação ficcional do seu cliente ideal, baseada em pesquisas de mercado e dados reais. Essa criação demanda um estudo aprofundado, baseado em informações relevantes e confiáveis. A dica é: foque nas ações de marketing para criação de conteúdos ricos que sejam relevantes para a persona.

Veja uma possível persona que os dados apurados em uma pesquisa poderiam ajudar a criar para uma construtora: Hélio Fagundes é administrador de empresas, tem MBA em marketing e ocupa o cargo de gerente de vendas regional de uma multinacional, onde recebe um salário de 18 mil reais. Tem 40 anos, é casado, com dois filhos adolescentes, um deles prestando vestibular este ano. 

Outra persona: Carlos adora futebol, mas prefere assistir aos jogos pela TV, não vai mais a estádios de futebol. Aos finais de semana, gosta de ir à sua casa de praia, com a família. Não é muito fã de redes sociais, por isso, pouco usa o Facebook, mas tem um perfil ativo no LinkedIn. É importante lembrar que Carlos não é o único decisor de compra. Possivelmente sua esposa e filhos são influenciadores também e irão dar opiniões. Eles também têm suas preferências em relação à compra de um imóvel. Por isso, a construtora pode criar personas para a esposa e filhos.

Saber como criar uma persona é um dos primeiros
passos para se ter sucesso no marketing imobiliário

Essa imagem facilita muito a troca de ideias e a tomada de decisão dentro da empresa em relação às melhores maneiras de interagir e impactar esse público. Dessa forma, será possível definir estratégias e ações de marketing muito mais objetivas e eficazes. Além disso, ao conhecer seus hábitos e valores, o posicionamento da marca e a definição da proposta de valor também serão muito mais certeiras e soarão autênticas para o público específico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Política de Privacidade

A ImobiGroup respeita a privacidade dos usuários e atua com transparência e ética em relação à captação de dados como nome, telefone e e-mail, fornecidos por você no formulário de contato. Além de relatórios de navegação, capturados via sistema de cookies. 

Todas as suas informações pessoais ficam protegidas por sistemas de segurança on-line, inviabilizando o acesso de terceiros.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue