O que pesquisas de tendência têm a ver com mercado imobiliário?

Estar atento a todas as variantes que fazem parte do comportamento do consumidor é fundamental para o sucesso de qualquer negócio imobiliário

Algumas vezes, o  setor de marketing trabalha com prazos apertados e pouco orçamento. Assim, tende a apostar em negócios já conhecidos e campanhas com foco nos preços e nas vantagens oferecidas pela marca, empresa ou serviço. Felizmente esse não é o caminho escolhido por todos os gerentes de marketing ou donos de empresas. Há quem se preocupe com as tendências de mercado e busque constantemente criar hábitos de consumo, inovar e apresentar algo novo. Essas pessoas sabem que o retorno não virá no curto prazo, mas, possivelmente, será maior e melhor.

As tendências de mercado podem ser observadas quando há um movimento amplo e um conjunto de pessoas que aderem a um mesmo produto, valor ou ideia. Tal situação está diretamente ligada aos indícios que apontam para o futuro e, sendo assim, para as empresas, essa é uma estratégia que antecipa movimentos do consumidor de forma acertada. Isso, no entanto, exige: constantes exercícios de análise, saídas a campo, entendimento sobre os diferentes movimentos no mercado e criação de novas ideias, a partir dos dados coletados. Ao inovar, empresas do imobiliário estão cientes de que as pesquisas deverão ser mais amplas e aprofundadas, pois, ao fazer o cruzamento dos dados, nichos de mercados promissores serão revelados.

O uso da realidade virtual nos decorados foi uma tendência detectada por pesquisas de mercado

De forma simples e objetiva, podemos dizer que as pesquisas de mercado são estudos que têm como objetivo coletar informações que possam ajudar a se ter uma nova visão sobre a própria atuação e a concorrência, oferecendo novas oportunidades e possibilidades de melhoria. Mas calma: tendência é diferente de modismo. Primeiramente porque o modismo nem mesmo demanda pesquisa aprofundada, normalmente é algo que está em ebulição de forma aparente na sociedade. Já as tendências aparecem, normalmente, como indícios. 

Os modismos acontecem em ondas, em alta velocidade. A diferença crucial está no fato de que as tendências apontam para um nicho específico, ou seja, identifica um conceito que pode ser (e será) aplicado a produtos, marcas e serviços. O processo de antecipar-se ao comportamento, aos desejos e às necessidades do consumidor gera vantagem competitiva e inovação. É como se você pudesse entender seu cliente antes mesmo dele. Este é o caminho!

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