Operações financeiras focadas no mercado imobiliário apostam no modelo horizontal

A pandemia global acelerou a mudança estrutural que, aliás, já vinha acontecendo no setor imobiliário corporativo. Inspirado pelo uso de novas tecnologias e marketing, o setor mostra outra transformação quando o assunto envolve lucro: o foco das operações financeiras. 

Entre um projeto e outro que acompanho no mercado imobiliário, percebo que a inovação na gestão é fator crucial para o sucesso dos negócios e isso envolve o modelo horizontal, linear, enxuto, prático e com resultados absolutos. Uma vez realizada a análise preditiva das perspectivas e dos cenários – favoráveis e desfavoráveis – é preciso manter um olhar de dentro para fora, com uma única certeza: o foco é o cliente, ou seja, é imprescindível saber o que ele quer e o que não quer.

Para fazer o negócio girar, ter diferenciais e liquidez, é preciso entender o comportamento do cliente que, aliás, está cada vez mais ansioso por um excelente atendimento. Sendo assim, o empresário precisa continuar fazendo o que sabe fazer de melhor: construir. Mas em um cenário com tantas variáveis, seria sensato continuar fazendo tudo do mesmo jeito? Seria sensato ter um orçamento de marketing menor, mas que não vende? Sempre digo que a gestão comercial, a gestão de vendas e o marketing precisam de uma direção estratégica e especializada para mostrar resultados e liquidez. Sendo assim, não perca tempo achando que só postar no Instagram irá salvar o negócio.

Tenho me dedicado profundamente às pesquisas sobre o comportamento humano e sua relação com a moradia, consumo, lazer e trabalho. O novo comportamento dos núcleos sociais tem relação direta com a unidade habitacional, suas funcionalidades e dimensões e as reflexões sobre as novas demandas. Isso significa dizer que os modelos de trabalho atuais ficarão saturados e serão impactados com novos modelos de gestão ou com novas tecnologias tal qual provaram o Airbnb, Uber, Netflix e Spotify. 

O mercado imobiliário será o meio pelo qual os agentes irão operar, e isso envolve o mercado financeiro, as construtoras, as incorporadoras, as vendas, o marketing etc. Finalizo afirmando que em um mercado marcado pela volatilidade, ser líquido é vital. É preciso somar inteligências de diferentes setores – e aí está a força da gestão – para poder entregar os melhores resultados ao cliente.

*Thiago Abreu, founder CEO da ImobiGroup.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Política de Privacidade

A ImobiGroup respeita a privacidade dos usuários e atua com transparência e ética em relação à captação de dados como nome, telefone e e-mail, fornecidos por você no formulário de contato. Além de relatórios de navegação, capturados via sistema de cookies. 

Todas as suas informações pessoais ficam protegidas por sistemas de segurança on-line, inviabilizando o acesso de terceiros.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue