Você conhece e sabe analisar os concorrentes da sua empresa?

Conhecer e analisar concorrentes é uma etapa muito importante no planejamento estratégico de qualquer corporação

Não importa se a construtora tem mais ou menos tempo de mercado ou se é de pequeno, médio ou grande porte. Analisar os concorrentes é uma prática de fundamental importância para o crescimento de qualquer negócio. Por isso, olhe ao redor. O que as outras marcas que competem com você têm feito de certo? O que elas têm feito de errado? Quais são os pontos fortes da concorrência? E os pontos fracos? Responder a essas e outras perguntas faz parte do processo de análise dos concorrentes. 

Com essas informações, você terá uma visão mais ampla sobre o cenário em que o seu negócio está inserido e poderá traçar estratégias mais assertivas. Empresas que almejam ser bem-sucedidas precisam estar atentas não somente ao seu público-alvo, mas também aos seus concorrentes.

Conhecer e analisar o que as outras marcas oferecem e como elas se comportam é uma maneira de garantir que a sua empresa se torne mais competitiva. Mas como fazer isso na prática? Publicado no final da década de 1970 por Michael Porter, o modelo de análise das 5 Forças considera os principais fatores competitivos entre as empresas: rivalidade entre os concorrentes, poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, ameaça de entrada de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos. As 5 Forças de Porter possibilitam uma análise ampla sobre a concorrência e são uma boa forma de obter insights valiosos.

Outra dica é o Benchmarking Competitivo que consiste, basicamente, em aprender com um concorrente, empresa ou produto que já está estabelecido no mercado há mais tempo e obtendo bons resultados. É observar produtos, serviços e estratégias bem-sucedidas e procurar adaptar à realidade da sua empresa. A análise SWOT também pode ser adaptada para analisar a concorrência e a Análise de Market Share possibilita uma visão mais ampla sobre o campo de atuação e mostra o quanto a empresa ainda pode expandir. Outra metodologia é o Net Promoter Score, um modelo de pesquisa universal para medir a satisfação dos consumidores.

Conhecer e analisar o que outras marcas oferecem e como se comportam é uma forma de garantir que a sua empresa se torne mais competitiva

Vamos listar as vantagens de se analisar a concorrência: maior compreensão sobre as soluções que os concorrentes oferecem; maior facilidade em se posicionar e se diferenciar no mercado; maior entendimento sobre as demandas e os comportamentos do seu público-alvo; maior clareza nos processos de tomada de decisão e maior habilidade para identificar oportunidades. 

Analisar a concorrência é uma maneira de obter uma visão mais ampla e detalhada sobre o mercado em que a sua empresa está inserida. Ignorar seus concorrentes é algo que pode tornar o seu negócio menos competitivo. Por meio desse processo de análise, é possível identificar oportunidades de mercado, decidir sobre quais rumos seguir, escolher quais ideias devem ser levadas adiante e quais devem ser abandonadas, etc. Conhecer e analisar os concorrentes é uma etapa muito importante no planejamento estratégico de qualquer corporação, seja ela novata ou já consolidada no mercado.

Para superar a concorrência e se destacar no mercado, é necessário saber como ela pensa e como ela age, além de descobrir o que ela oferece e como ela se posiciona. Avalie também o posicionamento da sua empresa frente aos seus concorrentes. É por meio dessa comparação que será possível identificar quais aspectos precisam ser melhorados. Lembre-se: as melhorias precisam ser baseadas no comportamento e nas necessidades dos seus consumidores e não apenas na concorrência. Assim, a sua empresa poderá oferecer soluções diferenciadas aos clientes e alcançar bons resultados rumo ao sucesso.

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