Tendências e análises do imobiliário em 2022

João Luis Moura Santos, presidente da Câmara Setorial das Indústrias da Construção Civil da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), esteve visitando a ImobiGroup e aproveitamos para conversar sobre tendências e análises do mercado imobiliário. Confira:

Quais fatores foram decisivos para a boa performance da indústria da construção civil capixaba ao longo de 2021?

João Luis: Grande oferta de financiamento bancário com taxa de juros atrativas, a pandemia (fazendo com que as pessoas ficassem em casa e valorizassem mais o conforto e buscando imóveis mais amplos, inclusive no interior), investimento em tecnologia e inovação (transformação digital), a criatividade e resiliência do empresário capixaba, o apoio de instituições como a CBIC, Findes e Sinduscon, o controle das contas do nosso Estado, investimentos descentralizados em todo Estado.

Quais as expectativas para 2022, tendo em vista o cenário político e econômico de um ano de eleições?

Vemos com certa atenção, principalmente para o mercado imobiliário econômico, pois o cenário político ainda é “turvo” e o cenário econômico sinaliza inflação alta e com queda lenta, endividamento crescente das famílias, elevação das taxas de juros e ainda com alta taxa de desemprego. 

A pandemia abalou menos o mercado imobiliário do que outros setores. O alto padrão, especialmente, cresceu muito. Quais as tendências do segmento AAA para 2022?

Continuará aquecido, com tendência de pequena queda, pois a pandemia acabou criando uma cultura de ficar e valorizar mais a “casa”.

Devido às novas tecnologias, a construção civil se transformou rapidamente. Fale um pouco sobre projetos inovadores e a importância do uso da tecnologia no setor.

Somos uma indústria e a todo momento nos desafiamos a aumentar nossa produtividade, sem abrir mão da sustentabilidade. Investimos em projeto em BIM (3D), realidade virtual e aumentada (na exposição dos produtos), na racionalização/industrialização dos processos, na construção pré-fabricada/modular/off-site, gestão Lean, entre outras, mas, mais importante que a tecnologia, é a mudança “cultural” pela INOVAÇÃO e a integração (conecção) de todo o setor.

Quando analisamos empresas inovadoras, vimos que elas costumam ter uma característica em comum: alto padrão ESG. Isso significa que elas levam a sério as práticas sociais, ambientais e de governança. De que forma a agenda ESG é tratada no mercado imobiliário?

É uma grande tendência, pois já é uma exigência de consumidores, investidores e será também dos bancos que financiam a produção no curto prazo. Ainda temos muito poucas iniciativas neste sentido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Política de Privacidade

A ImobiGroup respeita a privacidade dos usuários e atua com transparência e ética em relação à captação de dados como nome, telefone e e-mail, fornecidos por você no formulário de contato. Além de relatórios de navegação, capturados via sistema de cookies. 

Todas as suas informações pessoais ficam protegidas por sistemas de segurança on-line, inviabilizando o acesso de terceiros.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue